top of page

Estágio em Unidade de Terapia Intensiva e Recuperação Pós-Operatória do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)

Durante a graduação em Medicina na UFC, são oferecidas poucas oportunidades de inserção em ambientes hospitalares de alta complexidade. Tal falha se torna mais grave com a constatação de que o ambiente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um dos principais campos de trabalho para os médicos recém-formados. Com a intenção de aprimorar conhecimentos teóricos do curso, o PET Medicina criou o estágio em UTI pós-operatória, um vínculo formal entre o Programa de Educação Tutorial e o Hospital Universitário Walter Cantídio, seguindo as regras preconizadas na Lei do Estágio e sob supervisão da Agência de Estágios da UFC e de profissionais da área de Terapia Intensiva vinculados ao serviço do Hospital Universitário.

Os estudantes estagiários podem acompanhar a equipe médica, cujo coordenador será indicado pelo HUWC, conforme a escala designada pelo setor. Os coordenadores desempenham o papel de orientadores das atividades de rotina que considerem pertinentes à participação dos estudantes, desde que respeitado o conhecimento básico dos estagiários e sempre sob supervisão de profissional habilitado. Os estudantes estagiários podem participar de atividades científicas em associação com pesquisadores vinculados ao setor do HUWC e que desempenhem pesquisa clínica.

OPORTUNIDADES DA VIVÊNCIA:

  • A oportunidade de ter uma vivência clínica como essa propicia um contato do estudante do nosso grupo PET com o ambiente hospitalar de atenção especializada ao paciente submetido a procedimento cirúrgico e em cuidados intensivos de recuperação pós-operatória.

 

  • Demonstra-se a importância do atendimento interdisciplinar no centro de referência nas unidades de recuperação pós-operatórias e UTI.

  • Realizamos atividades que visem à discussão, na prática, da indicação e realização dos principais procedimentos diagnósticos e tratamento na abordagem do paciente em recuperação pós-cirúrgica e/ou em cuidados intensivos.

 

  • Discutimos e praticamos a avaliação fisiológica dos sinais/sintomas relevantes apresentados pelos pacientes internados, bem como em nível ambulatorial.

  • Temos um desenvolvimento de aspectos teórico-práticos de boas práticas no acompanhamento de pacientes internados em ambiente de terapia intensiva. Os estagiários são capacitados para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos em ambiente de alta complexidade. Há, ademais, um aprimoramento das noções bioéticas e dos princípios humanísticos inerentes aos alunos em toda atividade relacionada ao cuidado de qualquer ser humano. Os estagiários também podem participar de pesquisas clínicas realizadas no serviço, com direito a inclusão em publicações científicas que contem com sua efetiva colaboração.

bottom of page