top of page

Reuniões do PET Medicina

REUNIÕES CIENTÍFICAS

Os membros do PET Medicina realizam Reuniões Científicas semanais, de acordo com estes métodos: Capacitação introdutória sobre a formação e utilização do Método Clínico: Casos Clínicos, Estudos de Síndromes, Diagnósticos de Rua, Visitas à Enfermaria e Práticas Cirúrgicas. As reuniões científicas constituem-se de encontros semanais com a duração de 01 hora e 30 minutos para a apresentação e discussão de diversos assuntos dentro dos métodos expostos acima. Ainda, tem-se como o principal foco a fomentação do diálogo e troca de conhecimentos entre os membros, de modo a tornar o conhecimento um processo edificante e compartilhado entre o grupo. Além de permitir uma troca de experiências entre os veteranos e os novos integrantes. PETianos egressos, bem como professores são convidados a participarem das reuniões, com o objetivo de integração e repasse de conhecimentos. Disponibilizamos o material de consulta e as aulas aqui no site do PET Medicina permitindo o acesso público às apresentações.

As reuniões científicas ocorrem às quartas-feiras (12:30-14h) e são ministradas por 1 ou 2 membros do grupo.

  • Na capacitação introdutória sobre Método Clínico são apresentadas as principais estratégias para análise e formulação de hipóteses, desenvolvendo a habilidade de extrair da anamnese, do exame físico e dos resultados laboratoriais os aspectos fundamentais para a resolução dos casos clínicos, sendo ministrada, preferencialmente, por um ex-PETiano.

  • Caso Clínico é a apresentação de um caso médico e a discussão, na qual os alunos desenvolvem hipóteses diagnósticas.

  • Nos Estudos de Síndromes, habitualmente uma síndrome específica é estudada, enfatizando-se os diagnósticos diferenciais possíveis, embora outros temas possam ser explanados de acordo com as necessidades do grupo.

  • Nos Diagnósticos de Rua, são apresentadas imagens mostrando alguma lesão e/ou alteração que caracteriza uma doença, treinando o olho clínico.

  • Ocorreram também as Visitas à Enfermaria, em que os PETianos observam achados do exame físico e da anamnese em pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

  • As Práticas Cirúrgicas apresentam as bases técnicas de procedimentos cirúrgicos básicos, fundamentais à formação de todos os médicos, mas pouco vistos durante a graduação.

A publicação do material didático, as apresentações e as discussões das atividades científicas proporcionam mais um recurso de aprendizagem complementar e que faz um grande diferencial na nossa rotina semanal. As científicas abertas possibilitam a apropriação de conhecimento científico e tecnológico de alto nível acadêmico para que estejam presentes na futura atuação profissional, permitindo a democratização do conhecimento.

REUNIÕES BUROCRÁTICAS

Acontecem uma vez por semana, nas terças-feiras, durante todo o semestre e tem a duração aproximada de 1 hora, podendo durar mais tempo caso a demanda exija. Nessas reuniões, são discutidos o andamento dos projetos e a participação e frequência dos PETianos nos mesmos. A ocorrência dessas reuniões é essencial para a manutenção da união do grupo, organização e o andamento dos projetos, bem como para a avaliação dos integrantes pelos colegas e pelo tutor. O andamento dos trabalhos planejados no início do semestre é repassado a cada reunião e também são dados informes ao grupo.

Semanalmente as pautas são enviadas pelo Coordenador Geral do grupo para que os demais integrantes do grupo estivessem cientes e preparados para as discussões que ocorreriam na ocasião da reunião. Durante a reunião, um dos integrantes conduz as deliberações acerca das pautas, em geral o Coordenador e, na ausência deste, a hierarquia de cargos burocráticos é seguida a fim de substituí-lo. Além das pautas de discussão, são realizados semanalmente os repasses das coordenadorias tanto as burocráticas quanto as de atividades desempenhadas pelo PET Medicina. A presença dos graduandos e do tutor é essencial para o sucesso das deliberações.*

 

*No contexto da pandemia de COVID-19, as reuniões burocráticas tiveram sua realização adaptada ao meio virtual, de forma a cumprir integralmente com seus objetivos e manter o funcionamento calibrado do grupo.

bottom of page