top of page

IntegraPET

O primeiro semestre de medicina é conhecido pelo seu distanciamento da prática médica, e a integração do aluno de medicina com o curso é indispensável para evitar desistências.

 

Para atender essa demanda, o projeto IntegraPET pretende incluir os calouros na graduação por meio da apresentação breve dos semestres e seus respectivos módulos, na semana de recepção dos calouros, mostrando a inter-relação das disciplinas e sua relevância prática.

 

Seus principais objetivos são de: integrar o estudante com os módulos do curso, a fim de incluir o calouro na grade curricular da Universidade já no primeiro semestre, evitando desistências precoces; incentivar os estudos ainda no início do curso, apresentando a relação entre assuntos de diferentes semestres e a relevância prática dos diversos módulos, e preparar os estudantes para as distintas metodologias aplicadas na faculdade.

 

  • Devido ao contexto da pandemia, o projeto ocorreu, em 2021,  de forma remota, tanto na recepção da turma de ingresso em 2021.1, que ocorreu em junho, quanto a de 2021.2, que ocorreu em outubro.

 

Os PETianos utilizam slides, os quais abordam brevemente os semestres do curso, suas diferentes metodologias e seus respectivos módulos, focando na importância prática das disciplinas e na relação entre elas. Em ambas as experiências, criou-se uma discussão interativa, em que os calouros tiram dúvidas e expressam opiniões e sentimentos quando desejam. Desse modo, sob a ótica do ensino remoto, o IntegraPET torna-se essencial não somente para incluir o aluno na grade do curso de Medicina, como também para aumentar a sensação de pertencimento do calouro para com o curso!

bottom of page