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Projetos de Pesquisa

PESQUISA  DE PESQUISA "POR QUE VALE A PENA VIVER"?

 

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  • BREVE DESCRIÇÃO: O suicídio pode ser encarado como um último ato de desespero, cujas motivações são multifacetadas e complexas, acometendo um grupo heterogêneo de indivíduos. No que diz respeito à área da saúde, a exposição ao estresse crônico, sobretudo durante a pandemia de COVID-19, acarretou danos à qualidade de vida e à saúde mental de muitos profissionais de enfrentaram como linha de frente o alastramento da doença, sofrendo o impacto do caos social e da saúde pública mundial. Esse sofrimento psicossomático impactou nas taxas de suicídio, sobretudo entre médicos e estudantes da área de saúde.

 

  • OBJETIVOS: Assim, a pesquisa em questão visou identificar e estratificar o risco de suicídio e de transtornos mentais em estudantes da área da saúde, sobretudo durante o período de maior alastramento da doença no contexto mundial e nacional, estabelecendo com a comunidade acadêmica um vínculo de enfrentamento às situações de vulnerabilidade psíquica; bem como contribuir para a disseminação de cuidados em saúde mental e prover auxílio e acompanhamento para os participantes vulneráveis.

 

  • METODOLOGIA: É um estudo nosso transversal, quantitativo e analítico realizado com estudantes da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia). A intenção era realizá-lo de maneira prática entre julho e dezembro do ano vigente, mediante o preenchimento de formulários desenvolvidos no Google Forms; sendo a amostra delimitada pelo número de estudantes que expressaram interesse em participar da pesquisa ao concordarem com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responderam às perguntas do formulário. Ao final da pesquisa, a despeito dos resultados obtidos, haverá a orientação de busca ao atendimento especializado para os participantes que mostrem risco de suicídio importante. Estes não receberão qualquer forma de pagamento, sendo sua participação voluntária e em prol da ciência. A coleta de dados se iniciará após a submissão e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará - CEP/UFC/PROPESQ e, atualmente, aguardamos aprovação para prosseguir com a pesquisa.

 

  • RESULTADOS PRETENDIDOS COM A PESQUISA: Diante de todo o supracitado, ratifica-se a extrema relevância do projeto no que tange à contribuição do grupo PET Medicina - UFC no empenho de compreender as demandas psíquicas, amparar a comunidade estudantil e contribuir para minorar os efeitos deletérios oriundos do alastramento do vírus COVID-19 nessa parcela social, objetivando minimizar o sofrimento e mitigar os casos de suicídio entre aqueles que tanto foram impactados pelo evento histórico devastador.

EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL POR ABORDAGEM AMPLIADA EM RELAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL EM ESCOLAS DE FORTALEZA (PUBLICADA)

 

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  • BREVE DESCRIÇÃO: Tendo em vista o papel de preocupação e intervenção social exercido pelos grupos PET, avaliamos a eficiência dos métodos de Educação Sexual atualmente utilizados nas escolas públicas de Fortaleza no que diz respeito aos comportamentos sexuais entre grupos escolares em comparação com uma abordagem ampliada, já que o número de adolescentes diagnosticados com sífilis vem aumentando na cidade de Fortaleza, o que provavelmente se deve à utilização de abordagem exacerbadamente biologicista dos métodos tradicionalmente utilizados. Essa pesquisa visa avaliar também a autonomia adquirida pelos estudantes e a tomada de decisões quanto ao cuidado com o próprio corpo e com a saúde.

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  • OBJETIVO: Analisar a eficácia da metodologia de abordagem ampliada em Educação Sexual, comparativamente à da metodologia tradicional, para a propagação de conhecimento acerca de formas de prevenção de gravidez não-planejada e ISTs. Além disso, objetiva-se intervir nessa realidade e analisar os resultados.​

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  • METODOLOGIA: Inicialmente foi aplicado um questionário e coletadas as dúvidas sobre sexo em uma caixa de perguntas em sete escolas pré-selecionadas. Participaram dessa etapa 60 alunos, definidos por sorteio, de cada uma das sete escolas pré-selecionadas, totalizando 420 alunos. A seleção das duas escolas, objeto da intervenção e controle sem intervenção, foi feita a partir da análise estatística de similaridade dos dados coletados no questionário. Além disso, foram considerados outros fatores como perfil socioeconômico e de vulnerabilidade social. Os grupos de intervenção participaram de duas Rodas de Conversa intercaladas, semanalmente, com o momento de Role Play (dramatizações). A cada encontro, também, um participante de cada grupo de intervenção foi convidado a participar de uma entrevista, baseada no método de História de Vida. No quarto encontro, foi aberta a Caixa de Pergunta da escola, para promoção de um espaço de reflexões sobre dúvidas, aprendizados e fechamento da Intervenção. Ao fim de cada encontro, também foi feita a documentação dos encontros de intervenção pelos aplicadores, os quais seguiram o modelo da ferramenta Diário de Bordo, a qual permitira o registro de informações relevantes à autoavaliação das metodologias e demais aspectos da logística utilizada. A etapa seguinte é a de aplicação de Questionário Pós-Intervenção, nos grupos controle e intervenção de cada escola, para avaliação dos efeitos da intervenção no conhecimento e comportamento dos estudantes. A realizar-se em dois momentos: o primeiro após um mês e o segundo após seis meses da intervenção.

 

  • RESULTADOS PRETENDIDOS COM A PESQUISA: Promover Educação Sexual e prevenção de comportamentos de risco para ISTs e gravidez não planejada para os grupos-intervenção com método elaborado a partir da identificação dos comportamentos de risco, além de identificar e solidificar um método de conscientização sexual que tenha um impacto significativo na percepção dos adolescentes em relação ao seu corpo e os cuidados que deve tomar em relação a ele. Ademais, pretende-se escrever artigos para que a sociedade e a comunidade acadêmica tenham acesso às informações colhidas durante a realização dessa pesquisa. Busca-se ainda, promover mais interação entre os PETianos por meio da realização de uma atividade como essa, a qual demanda tempo e dedicação de todo o grupo.

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